Machu Picchu - Peru


          Conhecer Machu Picchu foi a melhor experiência que tive até hoje no que se refere a viagens, o lugar é fantástico, envolvido com uma espiritualidade grandiosa, além de conhecer uma cultura diferente, você encontra pessoas de todo o mundo e o interessante é conseguir se comunicar com todos, mesmo sem ter conhecimento de inglês ou espanhol, é lógico que é uma comunicação mais difícil, mas muito bacana.

          Infelizmente eu cai com a moto no deserto entre o Chile e a Bolívia, minha perna estava um pouco inchada, então caminhava com certa dificuldade e com muitas dores, subir e descer aquelas escadas não foi nada fácil , mas mesmo assim consegui aproveitar muito com o apoio de minha esposa, uma parceira fantástica, andou pouco mais de 10.000 km na garupa e sempre com disposição. 

          Chegar a Machu Picchu já é uma experiência fantástica, o trem que leva até o Vale sai de Poroy com destino a Aguas Calientes passando por uma região montanhosa espetacular, durante boa parte da viagem o trilho do trem segue margeando um rio que desce numa forte corredeira. Ao longe você avista os turistas que fazem o percurso a pé, sim, existem trilhas que levam ao Vale Sagrado e muitos corajosos fazem essa opção.

MAPA CENTRO HISTÓRICO DE CUSCO



No FACEBOCK tem a página Expedição Cinco Fronteiras - lá estão as fotos da viagem , saindo de Curitiba indo pela Argentina, Chile, Bolivia e Peru.

Então vamos lá:

Como chegar:



        Saindo do Brasil pela região norte do país, o melhor é sair por Assis Brasil no Acre, seguindo para Puerto Maldonado com destino a Cusco. No lado brasileiro as estradas do Acre possuem trechos onde o asfalto não é muito bem conservado, no meu caso eu acabei perdendo um pneu justamente por conta de buracos e ondulações. Passamos em outubro/2014 e as máquinas estavam recuperando o asfalto em muitos trechos. No lado peruano as a Rodovia Interoceanica esta em ótimas condições, mas a viagem é muito lenta por conta do excesso de curvas.



          Para quem esta mais na parte central, a opção é ir pela Bolivia, saindo do Brasil por Corumbá indo para Santa Cruz de La Sierra, andar na Bolívia é uma experiência impar, tive problemas com abastecimento, em alguns postos não queriam abastecer e naqueles que abasteciam eles cobravam tres vezes o valor da bomba.

          Quem esta mais ao sul tem algumas opções de turismo, tais como, Argentina, Chile e Peru - Bolivia e Peru ou ainda Argentina, Bolivia e Peru - e dentro dessas opções existem mais variações de roteiro, podendo inclusive pegar uma estradinha de ripio, foi o que eu fiz.

  
De Cusco a Águas Calientes (o vilarejo mais próximo de Machu Picchu)

Existem tres opções para chegar a Machu Picchu:

1) Saindo de ônibus até Ollantaytambo (96km), seguindo até Aguas Calientes de trem;

2) De trem  indo direto até Águas Calientes.

          A Peru Rail tem três tipos de trem, cada um com seus benefícios e preços diferenciados , Vistadone , Expedition e Belmond Hiram Bingham . O embarque ocorre em Poroy, para chegar lá é necessário contratar os serviços de táxi. As passagens podem ser compradas antecipadamente pelo site da empresa – www.perurail.com

          Em minha viagem viagem no Expedition na ida e no Vistadone no retorno, o primeiro oferece apenas um serviço de lanches, já no Vistadone, além do serviço de lanches, teve uma apresentação dos comissários contando uma lenda de um personagem local, também fazem um desfile com roupas típicas e as colocam à venda após o desfile.

          Para quem disponibiliza de um tempo maior, eu recomendo passar pelo vilarejo de Ollantaytambo e conhecer a cultura local, para depois seguir para Machu Picchu.

3) O caminho até Machu Picchu é um prato cheio para os aventureiros. Muitas pessoas optam por sair de Cusco e ir até Machu Picchu andando pela Trilha Inca. Ela é uma das rotas de trekking mais famosas no mundo, admirada pelos amantes da natureza. São, no mínimo, 42 km percorridos em dois ou quatro dias. A vantagem de fazer o trajeto em quatro dias é poder conhecer outros sítios arqueológicos no caminho e ver paisagens muito bonitas. Para chegar pela trilha é necessário fazer reserva e estar acompanhado de mais uma pessoa.

          Entre Águas Calientes e Machu Picchu faz-se o transporte em um micro-ônibus, que leva cerca de 20 minutos até o parque. Esse é o único automóvel permitido nas estradas que levam ao sítio arqueológico e, pela distância do trajeto, custa caro (cerca de US$ 12).

          Quem faz a Trilha Inca não tem necessidade de pegar o ônibus, já que o fim da trilha é diretamente em Machu Picchu. 


Quando ir a Machu Picchu


          Machu Picchu fica numa região que recebe muitas chuvas no verão, e o período entre novembro e março não é aconselhável para sua viagem.

          A alta temporada vai de maio a setembro, quando chove menos. Dentro desses meses, junho e
julho são os melhores para conhecer o legado inca, já que a probabilidade de precipitação é menor ainda. De dezembro a março chove com frequência, e, nos dias em que chove muito, o parque é fechado. Por isso é aconselhável viajar quando o tempo é mais seco mesmo.

          Ir com o tempo seco ainda evita o incômodo com pernilongos, que pode ser frequente na época de chuvas.

          A temperatura média anual da região está na casa dos 20ºC, e cai quase pela metade à noite, mas no inverno as temperaturas podem chegar a 0ºC.

          As mesmas dicas acima valem para quem pretende conhecer Cusco. Apesar de o volume de chuva em Cusco ser menor, os meses chuvosos são os mesmos.

Dicas de Machu Picchu


          Para ir ao Peru não é necessário ter um passaporte, basta a identidade, porém, vale lembrar que passaporte e PID (Permissão Internacional de Dirigir) facilitam o trâmite na aduana. Caso você tenha passaporte e queira viajar com ele, vá ao sítio arqueológico acompanhado de seu documento, pois um funcionário carimba a folha do passaporte na saída do parque e ele fica como recordação.

          Os brasileiros não são obrigados a tomar nenhuma vacina para entrar em território peruano, mas para quem viaja a algumas áreas, a vacina contra febre amarela é recomendada. 

          No Peru existe um seguro esprcial para veiculos, o SOAP, porém não é vendido via internet e nem no Brasil, deve ser adquirido logo que entre no país.

          Viajar com seguro não é obrigatório, mas é bom considerar fazê-lo. É bastante com um pessoas desacostumadas a grandes altitudes sofrerem com o mal de altura.

          Em viagem ao Peru, os turistas usam normalmente o Novo Sol (a moeda do país), mas em transações informais utilizam-se também dólares americanos e até euros. Cartões de crédito são aceitos em hotéis e restaurantes, mas é aconselhável ter dinheiro vivo em mãos, porque boa parte dos lugares não trabalha com cartões.

          Não é possível comprar os ingressos para Machu Picchu na entrada do parque. Você terá que comprar seus tíquetes em Cusco, Águas Calientes ou pelo site oficial  (http://www.machupicchu.gob.pe/) . Compre com antecedência, principalmente se você quer conhecer Machu Picchu em junho ou julho, há um número limitado para entrada.

          Estudantes com carteirinha internacional pagam meia-entrada no ingresso em MP.

          Vá cedo a Machu Picchu! Quanto mais cedo você for, menos sol e calor você irá sentir. Se quiser conhecer Huayna Picchu, chegar cedo também é fundamental, ou você não conseguirá fazer o passeio.

          Use protetor solar, porque o sol é forte em Machu Picchu, leve também o repelente..

          É recomendável, antes e durante o passeio, descansar, tomar bastante água, chá de coca ou mastigar a folha, a fim de evitar o mal de altura.

          Não acelere muito o ritmo das subidas. O ar rarefeito faz mesmo os mais acostumados com caminhadas cansarem muito rápido. Vá com calma, para não perder o passeio sofrendo com o cansaço.

          Vá com tênis confortáveis. Todo o espaço dentro da cidade perdida e em Huayna Picchu é feito em trilhas de terra.

          Na entrada do parque fica uma lanchonete bem completa. Se bater a fome, é só passar por lá. Os preços são bem altos, mas o lugar "quebra um galho".

          Compre suas passagens de trem com antecedência, pois sempre há muito procura, especialmente na alta temporada.

          Essa não é uma viagem indicada para quem está com filhos pequenos ou para pessoas com dificuldade para se locomover. A única maneira de conhecer o parque é caminhando e há constantes descidas e subidas, além do solo irregular.


O que fazer em Machu Picchu


          O Parque Arqueológico de Machu Picchu guarda templos, muros, casas e várias outras ruínas
utilizadas pelas famílias que lá viveram. É recomendável ir bem cedo, pois o sol é menos forte e a cidade está mais vazia. Aconselhamos também fazer seu passeio junto a um guia - do contrário, você não saberá todas as curiosidades e detalhes das construções e não conhecerá a fundo todo o potencial que esse povo guardava.


          Um passeio de quatro horas é suficiente para conhecer bem o sítio, tirar muitas fotos, relaxar depois do cansaço que algumas subidas provocam, entre outras coisas.

          Antes de subir, pegue um mapa na recepção do parque, pois nele há várias informações que ajudam você a se localizar. Na volta do passeio, antes de deixar o parque, vá até a recepção novamente para receber no passaporte um carimbo de Machu Picchu.

          Não se esqueça de levar água e um lanche, se for ficar muito tempo por lá. O restaurante e a lanchonete próximos do parque custam caro.

          Não deixe de observar a vista panorâmica mais conhecida da cidade, na zona agrícola, logo no início do passeio. Em seguida, passando pela porta principal e chegando à zona urbana, perceba o encaixe das pedras, além da acústica perfeita dos nichos nas paredes. Siga fazendo uma parada na Praça dos Templos e, posteriormente, no Templo Principal, formado por pedras grandiosas. Esse último templo sofreu com abalos sísmicos, mas é um dos pontos mais importantes de Machu Picchu. Prosseguindo no passeio, passe pelo Templo do Sol e pelo setor da Rocha Sagrada, que presenta o horizonte das montanhas.

          Após passar pela Rocha Sagrada, lembre-se da imagem panorâmica que se tem na entrada no sítio. Nas fotos mais famosas de Machu Picchu é possível perceber uma montanha íngreme ao fundo, certo? Ela se chama Huayna Picchu e está 2720 metros acima no nível do mar. Aos visitantes também é permitida a subida até o alto dessa montanha, mas as entradas são limitadas em dois grupos diários de 200 pessoas, que sobem sempre pela manhã. Entre subida e descida são gastas aproximadamente três horas. A visão que se tem de lá é ainda mais incrível, e quem vai fica admirado. Mesmo que seja cansativo, o consenso geral é de que o esforço vale a pena, porque você pode ver a Cidade Perdida de um ângulo que poucas pessoas conhecem.


Um pouco da história


          Machu Picchu, também chamada "cidade perdida dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem
conservada, localizada no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, atual Peru. Foi construída no século XV, sob as ordens de Pachacuti. O local é, provavelmente, o símbolo mais típico do Império Inca, quer devido à sua original localização e características geológicas, quer devido à sua descoberta tardia em 1911. Apenas cerca de 30% da cidade é de construção original, o restante foi reconstruído. As áreas reconstruídas são facilmente reconhecidas, pelo encaixe entre as pedras. A construção original é formada por pedras maiores, e com encaixes com pouco espaço entre as rochas.

          Consta de duas grandes áreas: a agrícola formada principalmente por terraços e recintos de armazenagem de alimentos; e a outra urbana, na qual se destaca a zona sagrada com templos, praças e mausoléus reais.

          A disposição dos prédios, a excelência do trabalho e o grande número de terraços para agricultura são impressionantes, destacando a grande capacidade daquela sociedade. No meio das montanhas, os templos, casas e cemitérios estão distribuídos de maneira organizada, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias. Segundo a histórica inca, tudo planejado para a passagem do deus sol.

          O lugar foi elevado à categoria de Património mundial da UNESCO, tendo sido alvo de preocupações devido à interacção com o turismo por ser um dos pontos históricos mais visitados do Peru.

          Há diversas teorias sobre a função de Machu Picchu, e a mais aceita afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.

          Pela obra humana e pela localização geográfica, Machu Picchu é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Curta página no Facebook
https://www.facebook.com/pages/Rog%C3%A9rio-Boschini/679299918842359


Fonte:
http://www.cuscoperu.com/pt/viagens/vale-sagrado-dos-incas/sitios-arqueologicos/ollantaytambo
Guia de Machu Picchu no Melhores Destinos
http://www.universitario.com.br

ALGUMAS FOTOS



















































7 comentários:

  1. Muito bom o texto... estou indo em outubro, e Machu Picchu não poderia faltar, ajuda muito um roteiro desses, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Legal - procure comprar os ingressos com antecedencia - existe um limite de 2.500 visitantes diários.

    veja o site: http://ingressomachupicchu.com/?gclid=CPj7w7653sYCFcWPHwodxWsGOg

    ResponderExcluir
  3. Lindo passeio , viajei de moto por muitos anos !!! Estou indo terça feira ao Peru ... muito ansiosa!! Adorei as dicas!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de comentar que a primeira foto é incrivelmente linda , parabéns pra quem tirou !!!!

      Excluir
    2. Valeu Carli Griebeler - O passeio realmente é fantástico - curta bem sua viagem.

      Quanto à primeira foto, os créditos vão para o holandês Peter, pedimos para ele fazer essa gentileza pra gente. O grande barato de Machu Picchu é a sua meia semelhança com a Torre de Babel rsrsrs, digo meia semelhança porque haviam povos de diversos lugares mas onde todos conseguiam se comunicar de uma forma ou de outra - o lugar é lindo, mas esse encontro com diversos povos é o que deixa o passeio mais incrível.

      Excluir
  4. Fala Rogério, tudo bem?
    Sou Everton Andreassa. Participo do Moto Clube Diamantes do Asfalto (Campo Largo). Já andamos juntos um trecho até Ponta Grossa, recorda?
    Cara, teria como passar meu email? Queria trocar uma ideia com você!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá gente
    primeiramente parabéns pelo blog.
    eu sou peruano gostaria falar de machu picchu.

    Machu Picchu é considerada patrimônio mundial pela Unesco .
    A cidade Inca também é uma das maravilhas do mundo, o que atrai turistas do mundo todo. É uma grande área onde o mundo se mistura.
    viagem ao Peru e uma diversidade de pacotes de viagens em Machu Picchu Peru.

    ResponderExcluir