Urubici - Serras Catarinenses


          Localizada na região serrana do Estado de Santa Catarina, Urubici é a terra das hortaliças, mas é também a terra do turismo, da natureza exuberante, do meio ambiente preservado, das matas de araucárias, cachoeiras e cascatas, com paisagens espetaculares, Urubici é uma das principais estrelas da Serra Catarinense. As atrações naturais do município, que tem pouco mais de 10 mil habitantes, fazem dele um dos destinos mais procurados no país pelos adeptos do ecoturismo. 

          São tantas as opções que é difícil saber por onde começar: rapel em cachoeiras com até 100 m de altura, cavalgadas por vales e campos de altitude, canoagem, pesca esportiva, mountain bike, tirolesa, arvorismo e caminhadas guiadas em torno de cânions. Imperdível também é a vista da Pedra Furada, no Morro da Igreja, o segundo ponto mais alto do Sul do Brasil (1.822 m de altitude), e a Serra do Corvo Branco, a cerca de 30 km do centro da cidade. A região oferece boas opções de hospedagem, de hotéis-fazenda a charmosas pousadas.


Distância entre Cidades
Bom Retiro: 38 Km Grão Pará: 60 Km
São Joaquim: 60 Km
Lages: 110 Km.
Criciúma: 130 Km
Florianópolis: 167 Km
Curitiba: 453 km
São Paulo: 845 km
Porto Alegre: 420 km
Brasilia: 1.829






ECOTURISMO E ESPORTES DE AVENTURA
Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa


Morro da Igreja e Pedra Furada

          O Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto de toda a região sul do Brasil (1.822 m de altitude), onde são registradas as temperaturas mais frias do país (17,8 graus negativos, em 1996). Em seu topo, é possível apreciar a Pedra Furada, escultura natural com uma “janela” de cerca de 30 m de circunferência, cartão postal da Serra Catarinense. A vista das montanhas, dos campos de altitude e da planície litorânea é espetacular, seja em dias de céu aberto ou mesmo quando um tapete de nuvens se forma abaixo do morro. O local sedia uma base da Aeronáutica e fica a poucos quilômetros do Centro de Urubici.

DICA: Para fazer a visitação ao Morro da Igreja, precisa de autorização no ICMBio, pelo fone (49) 3278-4994 ou por e-mail: agendamentoparque@hotmail.com, sem cobrança. Localizado a 29 km do centro de Urubici, o morro sedia uma base de aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

DICA II:  Para aproveitar bem a paisagem é interessante fazer o passeio com o céu bem azul, qualquer nuvem pode estragar o passeio.


Serra do Corvo Branco

          Emoções fortes aguardam quem pretende conhecer a Serra do Corvo Branco. Situada a 30 quilômetros do Centro de Urubici, tem um visual impressionante, que começa na fenda que corta dois enormes paredões de pedra. A estrada que desce em direção a Grão Pará é vertiginosa, revelando paisagens deslumbrantes e inteiramente selvagens. Os motoristas devem redobrar a atenção porque as curvas são fechadas e a estrada é estreita em muitos pontos.

          A estrada na Serra do Corvo Branco seria entregue em dezembro desse ano, mas o mal tempo não permitirá e a obra terá um atraso em sua conclusão.


Cachoeira do Corvo Branco

          Rapel de 85 m em uma das mais belas cachoeiras da região, próxima à estrada que leva à Serra do Corvo Branco.

Nascente do Rio Pelotas

          Trekking de média dificuldade, atravessando a borda da Serra do Corvo Branco até a nascente do Rio Pelotas. O roteiro é belíssimo e no trajeto é possível avistar a Pedra Furada, cartão postal de Urubici.

Paredão de Arenito

          Rapel em paredão de 35 m de altura, próximo ao Rio do Bispo.

Cânion do Rio Canoas

          Trekking, canyoning e rapel em um paredão de 60 m de altura, localizado no vale do Rio Canoas. O percurso é de rara beleza.

Cachoeira do Avencal

          Trekking e rapel em uma das maiores quedas d'água da região, com 100 m de altura. Na parte superior da cachoeira, pratica-se a tirolesa. Localizada a poucos minutos do Centro de Urubici, tem acesso tanto pelo alto da cachoeira (de carro) quanto pela parte inferior (trilha). Estrada Geral de Urubici, em direção a São Joaquim, no Morro do Avencal, Km 34, entrada à direita. Fone: (49) 9102-8729.

Morro do Campestre/Morro da Cruz

          Formação de arenito com 1.380 m de altitude. Do topo dos morros, tem-se uma linda vista panorâmica do Vale do Rio Canoas. Localizado em propriedade particular, é indicado para trekking.

Pedra da Águia

          Formação de arenito, cujo formato lembra a cabeça de uma águia. Localizada a cerca de 30 km do Centro de Urubici, próximo à Serra do Corvo Branco, é uma boa opção para os praticantes de rapel (120 m). Vale do Rio Canoas.

Cotia

          Cerca de 5 horas de canyoning, passando por três cascatas boas para o rapel (25, 35 e 45 m), todas elas localizadas no Arroio da Cotia.

Fonte:http://turismo.sc.gov.br/destinos/serra-catarinense/
http://www.urubici-sc.com.br/


Foto: www.qualviagem.com.br

















Nenhum comentário:

Postar um comentário